Páginas

.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Alma Gráfica | Letterpress

Hoje vamos contar um pouco da história do Ale Magnere, da Alma Gráfica, mais um apaixonado pelas Artes Gráficas.

Designer Gráfico de formação, ele sentia a necessidade de sair da tela do computador para algo tangível, algum ofício para dominar uma ferramenta e técnica. Poder traduzir o trabalho fisicamente e ter orgulho disso.

A paixão entre Design Gráfico e Gravuras o levou ao método da impressão em Letterpress - técnica criada em meados do século XV que permitiu a impressão em maiores quantidades. Este método ressurgiu atualmente de uma forma mais artesanal e sofisticada já que permite a entrega de impressos com relevos e texturas únicas que nenhum outro método consegue reproduzir.




Sobre o maquinário atual da Alma Gráfica:

"Hoje tenho três impressoras, escolhidas a dedo para essa parte da impressão a letterpress: Uma Catu minerva (anos 70), uma Heidelberg de leque (1971) e uma Vandercook modelo 4 (1951). Todas são bem antigas e, por conta do avanço da tecnologia que favorecia a impressão em grande tiragem e velocidade, foram deixadas de lado. Só que como máquinas de puro ferro, engrenagens e engenharia foram feitas para durar por muitos anos. E hoje são ferramentas interessantes para trabalhar. É muito bonito como uma máquina tão robusta, quando bem ajustada, faz toques precisos e delicados."

Site: almagrafica.com.br

Alguns trabalhos que o Ale selecionou e contou um pouco da história por trás de cada produção:


Cartão de Visita - Rute Yumi



"Esse trabalho é significativo pelo momento da artista Rute Yumi. Ela logo abriria uma exposição com seus trabalhos e precisava de um cartão de visitas para entregar na abertura. 

Co-criamos essa intenção da textura das pinturas delas em uma grande folha, que depois de cortada seria cada cartão de visitas. O kanji do nome, vem de uma escrita do pai dela que pegamos de um pedaço pequeno de papel. Para mim tem essas camadas de significado, lembrar de algo querido de alguém que não está mais aqui, apresentando seu nome para o mundo. Cada cartão é diferente um do outro. Sinto que são pequenas gravuras."


Tag Bomber Dion Ochner



"O desenho surgiu dos envelopes dos jeans que historicamente traziam botões de reposição. A partir disso, a intenção foi de trazer um pequeno catálogo impresso, ressaltando os detalhes de cada peça."

Caixa para entrega dos projetos da Isla Arquitetura



"A caixa predomina o cinza, mas ao abrir tem um forro amarelo vivo. Invertemos a ideia de revestimento da caixa."

Cartão de Visita - Gus Benke


"É um cartão com quatro papéis de baixa gramatura acoplados, fica uma linha colorida ressaltada que aparece no refile final. Esse detalhe foi construído junto com o cliente e apareceu de forma natural. Mostrou-me como é rico um processo colaborativo na produção."

Fonte e fotos: Alma Gráfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário