Páginas

.

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

DeLaurentis | Inspira Bem Produzido


O título desse post foi criado após conhecer a história da Gabriela De Laurentis, designer-fundadora da marca de aventais DeLaurentis.

Gabriela é daquelas apaixonadas pelo universo dos ofícios manuais (nós também). O projeto nasceu por não encontrar aventais de trabalho com design atraente e de boa qualidade. A marca criada em 2016, visa resgatar os ofícios artesanais através dessa ferramenta de orgulho, de identidade, de significância cultural e histórias pessoais.

Os aventais, pensando nas necessidades e autoestima de quem faz à mão, são desenvolvidos com foco em  4 pilares: design, sustentabilidade, pesquisa e inovação. São para que as pessoas se inspirem a fazer,  aprender e explorar as manualidades orgulhosamente.

Conhecemos a marca após ver a foto da Gabriela abaixo com o Avental Tallin. Nos chamou atenção pelo design minimalista e com influências japonesas, que reconhecemos logo de cara.


Sobre suas inspirações, Gabriela nos contou: 
"As inspirações vêm de tudo que é lugar, seja de estética neutra, minimalista, funcional e utilitária, afetiva e sustentável. Estou sempre atrás de melhorias sustentáveis para a marca, uso apenas tecidos sustentáveis nacionais, produzo localmente de maneira justa e acredito no fortalecimento da economia local como poder de transformação. Os tecidos e acabamentos me inspiram, cordas e materiais rústicos, assim como urbanos e industriais também. De cultura, a brasileira é sempre um estímulo mas fujo de clichês tropicalistas e de referências estereotipadas, ou excesso de ornamentação; vou atrás de outros olhares e detalhes, como a juta, o nosso algodão orgânico, o tecido reciclado, o frescor e leveza da nossa moda. 

Enveredo pela cultura japonesa, de valorizar o trabalho manual, o artífice e o conforto de modo prático e minimalista, principalmente na simplificação de detalhes como nas importâncias deles (alças que não deem katakori - dor nas costas em japonês / aventais que te façam trabalhar mais felizes e bem arrumado). A cultura nórdica escandinava também são referencias, na hora de misturar com outras inspirações. Mas tudo inspira, até uma amarração de mochila, as costas de um uniforme infantil de tênis (ver as costas do avental Berlin, ajustável; em formato de H), entre outros." 

Como você chegou na sua técnica atual, design e modelagem?
"Cheguei na técnica atual, design, modelagem, através de pesquisas, capacitações, trabalho em equipe, e de um livro japonês (traduzido pro espanhol) somente sobre bolsos, um manual prático maravilhoso, que falo que é minha bússola. Em geral, a criação acontece meio que ao contrário, ou em detalhes para depois de chegar no final. O livro de bolsos me inspira em criar "aventais para os bolsos" que quero, por exemplo. Ou a partir da limitação de tecidos que tenho (que em geral são os que sobram dos projetos que faço para empresas), uso para a criação dos aventais de pronta-entrega. 

Trabalho com estoque reduzido para gerar menos desperdício, e também melhor aproveitamento da matéria prima. Então isso também acaba fazendo parte do desenvolvimento de produto: quais são os materiais que já tenho? Muitas vezes também o que sobra de tecido, acaba virando outro modelo, para se aproveitar o que já tenho."

Dedicada também à pesquisas acadêmicas, conselhos, colabs e diversas atuações na área de moda sustentável na América Latina; sem dúvidas, Gabriela é uma grande agente de transformação. 



Avental Lima: especial para cerâmica.



Avental Roma: 
Utilitário, do tipo cartucheira: para usos que requerem menor proteção no ofício.

Avental Pisco: naturais para ofícios, atemporal.


Avental Pipa: naturais para ofícios, atemporal.


Fonte e fotos: DeLaurentis

Nenhum comentário:

Postar um comentário